Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Gestação

Encontrei uma mensagem minha quando ainda estava grávida, para algumas amigas, que resolvi publicar:

Oie!
Como vcs estão? Eu estou bem, ainda super barriguda, esperando o grande dia chegar. Posso dizer que uma gravidez dura 9 meses e uma eternidade (minha médica me disse isso). E eu estou na hora da eternidade, porque esperar a hora do parto eh uma outra historia, parece que não chega nunca. Uma gravidez dura normalmente 40 semanas (pode chegar no máximo a 42), e depois de amanhã completa justamente esta 40a semana.

O "processo" da primeira gestação é uma coisa muito complexa, no bom sentido. A gente acha que sabe tudo, mas é praticamente a ponta de um iceberg: temos MUITO o que aprender, na teoria e na prática. No que diz respeito à teoria, fiz um curso de gestantes que me ajudou a entender muitas coisas. De verdade. Só para vcs terem uma idéia, não existe aquela coisa de novela ou filme, que uma mulher sente as dores de parto e tem - necessariamente - que correr para a maternidade. É ficção. Eh todo um processo que tem que ter uma certa evolucão. As contrações devem ter um determinado ritmo para que seja A HORA do parto. Fora a amamentacão que tambem tem todo um preparo... E por ai vai...

Sério, me sinto cursando uma nova universidade. Aprendendo coisas incriveis. Fora vídeos da BBC (um deles, "Origens da Vida" mostra o fascinante periodo da gestação desde a fecundação até o parto), as revistas de mae, os livrinhos, os sites, as dicas de conhecidos e familiares. Nossa, nunca aprendi tanta coisa na vida. Estou encantada. Meu marido tambem, sempre divido absolutamente tudo com ele, ateh porque se tem uma coisa que eu e ele fazemos questão eh de dividir as coisas. Então ele me faz participa de tudo e eu faço o mesmo, o que inclui decidir as cores do quarto, os moveis do quarto, e a opinião dele sempre vale. Assim, quando o bebê chegar, ele se sente parte de tudo. Vamos ver se vai dar certo. O importante é que ele está super ansioso para chegada do pequeno, tanto quanto eu. E presta a maior atenção em tudo o que aprendemos e me dá muito apoio e carinho! Um marido incrivel!

Os preparativos são ao mesmo tempo gostosos e cansativos: o quarto, os moveis, o enxoval, os acessorios, a organizacao da nova vida. Tudo! Parece frase de revistas de bebe, mas eh verdade. Eh uma vidinha nova que está chegando e precisa de todo um aparato minimo para acomodar bem esta vidinha e facilitar nossa vida de mãe. Mas não precisa entrar em paranóia, é so ir fazendo as coisas com cautela e com organizacão. Um pouco por vez (e não deixar nada para o final, senão fica sofrido com a barriga gigante fazer as coisas). Ver tudo pronto e uma delicia!

No trabalho, as coisas foram meio complicadas este ano. Trabalhei MUITO o ano todo, especialmente no primeiro semestre. E até neste final de gravidez. Mas uma coisa digo: o último mês de gestação é muito, muito cansativo. Não dá - física e psicologicamente falando - para manter o mesmo pique. A cabeca muda de estacão e o corpo nao responde mais do mesmo jeito. Então este foi um mês de preparar a minha saída de campo, organizar as coisas, repassar tudo para as devidas pessoas e entregar as ultimas "encomendas" (as novas encomendas já redirecionei). Tambem está sendo um período de sair cedo (entre 18:30 e 19:30 horas), chegar um pouco mais tarde e pegar bem leve em tudo. Com isso estou aguentando bem. Estou em casa esta semana, pois ando fazendo muito acompanhamento (exames), consultas e me preparando para a grande hora.

Bom, esta agora é minha vida. Não digo que não morro de vontade de sair para dançar à noite quando ouço uma bela balada no radio, ou que não tenho vontade de fazer os planos mais aventureiros e malucos que sempre fiz. De mergulhos novos à viagens exóticas. Mas agora isso envolve uma responsabilidade maior, e uma vidinha pequena que ainda nem chegou mas ja passa a fazer parte de todos os meus planos. Pelo menos alguem tem que tomar conta dele enquanto eu faço estas minhas loucuras! ;-D

Posso dizer que eh tudo um sonho, uma delicia e que estou muito feliz!!! Recomendo!

Bom, assim que o meu pequeno chegar eu dou noticias, e quero poder rever a todos em breve, e carregar o pequeno na bolsa-canguru que jah compramos!!!!! Torçam para ele chegar esta semana, que eu não aguento mais esperar!!!!

E mandem noticias!

Nenhum comentário: