Nao lembro exatamente a pergunta que meu filho mais velho - meu oráculo e meu guia - me fez. Mas eu estava discorrendo um texto sobre como era antigamente, mostrando a ele um video sobre Machu Pichu e comentando sobre as ruinas.
"As pessoas não tinha dinheiro, elas plantavem o que iam comer, costuravam as próprias roupas, faziam os próprios brinquedos e trocavam com as pessoas por outras coisas que queriam." Disse a ele.
E meu cérebro paralisou por um instante e ficou rebuscando na memória "Quando? Como? Tão rápido? Quanta mudança! Por quê?!!!!"
E me lembrei de uma carta incrível do Charles Bucowsky onde dizia: "You know my old saying, "Slavery was never abolished, it was only extended to include all the colors.""
Uma reflexão fantástica em uma carte que escreveu ao seu mantenedor, e que ainda não encontrou as respostas às perguntas a que se propôs fazer. Mas que encontrou testemunhas, fatos, apontou erros e exageros que são repetidos ano a ano, geração a geração.
E a gente vai vendo gente, e conhecendo histórias, e lendo causos e ainda assim fica preso. Parado, paralisado. Chocado com a realidade mas enclausurado numa inercia vendo a vida correr...
O texto completo está no link abaixo (em inglês): http://www.lettersofnote.com/2012/10/people-simply-empty-out.html?m=1
Acho que é só um mai humor de segunda-feira. Ou não.
Gabi Nunes
Enviado via iPhone